DestaqueNotíciasVinícius Ribeiro - Nutricionista

Conheça um aliado no tratamento contra a enxaqueca

Por Vinícius Ribeiro – @nutriviniciusribeiro

Sabe aquela dor de cabeça torturante que é pior que não declarar direito o imposto de renda? 😅 Pois é, o assunto hoje é a Enxaqueca.

Ela é conhecida por provocar uma dor de cabeça que dura algumas horas e muitas vezes vem acompanhada de náuseas, sensibilidade à luz, ao som, tontura, fadiga e falta de apetite.
A doença é a sexta mais incapacitante do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e atinge 15% da população mundial. Normalmente seu manejo é feito por meio de medicamentos pesados, mas será que sempre precisará deles?

Parece que temos uma alternativa raiz (literalmente) que pode ajudar bastante.

O gengibre é uma raiz bem conhecida e tem sido amplamente utilizado como agente aromatizante e fitoterápico há séculos.
Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do gengibre na redução das crises de enxaqueca comum em comparação com o sumatriptan, um medicamento clássico para uso agudo em crises.

Neste ensaio clínico randomizado duplo-cego, 100 pacientes com enxaqueca aguda sem aura foram alocados aleatoriamente para receber gengibre em pó ou sumatriptan.




O tempo de início da dor de cabeça, sua gravidade, intervalo de tempo desde o início da dor de cabeça até o uso do medicamento e a auto-estimativa do paciente sobre a resposta para cinco ataques subsequentes de enxaqueca foram registrados pelos pacientes.
Duas horas após o uso do gengibre e também do medicamento, a gravidade média das dores de cabeça diminuiu significativamente. A eficácia do pó de gengibre foi semelhante ao fármaco. Já os efeitos adversos clínicos do gengibre em pó foram menores que o sumatriptan.

No fim das contas, nosso querido gengibre pode ser considerado um tratamento alternativo para as crises de enxaqueca sem áurea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Queremos ouvir você! Ajude o Brasília Online a ficar com a sua cara.
👋 Mande sua mensagem, notícia, elogio, reclamação ou dúvida sobre anúncio